Rua Cairbar Schutel, 1020
Vila Itamarati - Duque de Caxias

(21) 2771-2591
dpmansao2014@yahoo.com.br

Seg - Sex 8.00 - 18.00
Sábado - Domingo ABERTO

Quem Somos

QUEM SOMOS

A Mansão da Esperança é uma ILPI – Instituição de Longa Permanência para Idosos, que funciona na Rua Cairbar Schutel 1020, no Bairro Vila Itamarati – Duque de Caxias – RJ.

A sua funcionalidade é regida pela Lei 10.741/2003 – Estatuto do idoso, Lei 8.742/1993 – LOAS e pelas RDC 50, 216 e 283 da ANVISA.

Inscrita no CMAS/DC (Conselho Municipal de Assistência) – nº 36

Inscrita no CMI/DC (Conselho Municipal do idosos) nº 01

A visita é livre, todos os dias – das 9 horas às 17 horas

Como abrigar uma idosa (o) na instituição:

Para ser abrigado na Instituição o idoso deve passar pela análise do Serviço Social e da Saúde, para verificar doenças contagiosas, deve estar no grau de dependência I e em alguns casos, pode-se estudar no grau II e também as condições sociais do idoso.

  1. Obedecer às regras do Regimento Interno da Instituição.
  2. Assinar o Contrato de Prestação de Serviço.
  3. Ser lúcido que possa ser responsável por si mesmo ou com a tutela de parentes.
  4. O dia para análise e entrada de novos residentes é feito nas terças feiras, no horário das 13 às 17 horas – atendimento pelo telefone: (21) 3848.1008 Departamento Técnico e pelo fale conosco no site.

 

HISTÓRICO

A Mansão da Esperança foi idealizada pela Associação Espírita Cairbar Schutel, na condução do grande Brasileiro Ademar Duarte Constant. A entidade mãe, desde o início de sua jornada esteve voltada para projetos sociais. Nos primeiros momentos nos anos de 1956 e 1957 criamos o Ambulatório Pedro Ernesto, que atendia pessoas com Consultas médicas e dentárias gratuitamente e com remédios. Logo em seguida criamos (funcionou até 1977) o Grupo Escolar Abraham Lincoln. Nos anos 1965, por intuição, Sr. Ademar nos dizia que os espíritos mostraram a imagem para ele e disseram faça! Sem recursos alguns com campanhas gigantescas: Passeios de Navios, pela baia de Guanabara, navios cedidos pela Marinha Brasileira (Inédito e único),. Apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira (única vez em Duque de Caxias). Apresentação dos Artistas Líricos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, todos eventos com ingressos cobrado. Além disso grandes eventos no pátio do terreno adquirido para a implantação do projeto. Em 22 de Setembro de 1973 ela foi inaugurada e funciona até os dias de hoje prestando enormes serviços aos idosos do Brasil.

ESTRUTURA

São 60 vagas, coletivas: No ambiente feminino 24 vagas em 6 quartos separados e com banheiros. No Misto, suítes para duas pessoas e em alguns casos individuais.

Um amplo jardim e área de lazer externa (pátio) com cobertura de metal onde os idosos contemplam o verde, os pássaros e são despertados pelo canto suave do Sabiá. (fotos). Na época das frutas podem deliciar-se comendo goiaba, Seriguela, Umbu, Jabuticaba, Mangas, Graviola, Amora etc…

Visitem e se surpreendam com a beleza da Mansão da Esperança e com o atendimento aos idosos.